A NOSSA MISSÃO

Nos anos cinquenta, as Irmãs Missionárias Dominicanas acolhiam e educavam raparigas, no Lar de Nossa Senhora da Paz. Eram as segundas mães sempre prontas a ajudar e a compreender.
Em 1968, com o empenho da Irmã Maria Teresa Correia, do Frei Bernardo O.P. e do Dr. Francisco Sá Carneiro nasceu o Jardim Flori.

O Jardim Flori é orientado pelos princípios que presidiram à sua fundação: espírito de serviço cristão, ecuménico e de cooperação e proporciona uma educação que integra a promoção de valores essenciais.

Entendemos que a escola deve incutir o espírito de cooperação e a capacidade de trabalhar em equipa, numa perspetiva direcionada para a inclusão e para o respeito dos talentos individuais dos nossos alunos.

 

VISÃO DO FUTURO

Consciente dos desafios educacionais do século XXI, o Jardim Flori tem tentado focar as suas práticas educativas em estratégias diferenciadas, apelando a uma maior participação dos alunos no processo de aprendizagem.

Somos uma escola inovadora, pedagógica e tecnologicamente atualizada e que estimula a aprendizagem de habilidades e competências, bem como níveis académicos ótimos.

Motivada para a melhoria contínua e para a reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem, a metodologia no nosso colégio é baseada nos princípios de constante inovação e personalização da aprendizagem.

São quatro as linhas metodológicas fundamentais que definem o nosso projeto educativo:

  1. Aprendizagem baseada em projetos.
  2. Aprendizagem baseada no pensamento.
  3. Aprendizagem cooperativa.
  4. Avaliação 360º.

VALORES

O Flori continua a ser uma família alargada que partilha e fomenta o espírito e os valores das Missionárias Dominicanas do Rosário: reflexão, criatividade, compreensão e convivência saudável . São eles que tão bem caracterizam este colégio, onde muitos dos pais são ex-alunos, dando continuidade a um projeto educativo em que acreditam.

 

Fundamentam-se as relações interpessoais num acolhimento natural e simples, num espírito de família e confiança e num compromisso de criar laços fraternos que façam do Jardim Flori um espaço onde se viva a amizade, a alegria e o compromisso.

Aqui, cresce-se em família. Promove-se a verdade, a solidariedade e a competência. Respeitam-se as diferenças e fomenta-se o bem comum.